Gerenciamento de projetos na construção civil
Como o gerenciamento de projetos auxilia na redução de custos na indústria da construção
Um profissional no papel de gestor de projetos possui uma rotina bastante dinâmica. É ele quem coordena os projetos para construção, realiza o estudo de viabilidade da obra e dos riscos que ela envolve, faz a gestão do tempo e dos cronogramas das equipes, analisa custos e desenvolve o modus operandi que guia o andamento do projeto (tudo isso junto com o projetista e os demais coordenadores de time).
Com tudo isso sob sua tutela, fica claro que o gerente de projetos deve ser um profissional multifacetado e capaz de otimizar resultados, reduzindo os custos de execução e garantindo que a obra siga o que foi descrito na projeção. É preciso combinar todas essas funções para assegurar que o gerenciamento seja bem feito e o cronograma seja cumprido sem alterações no orçamento.
Segundo um estudo realizado em 2015, apenas 29% dos projetos são finalizados dentro do prazo e do orçamento previsto. Esses números mostram a urgência da construção em encontrar processos mais baratos e eficazes para a execução e gestão dos projetos.